Prêmio Grande Otelo anuncia os homenageados desta edição: Walter Salles e Fernanda Torres

A 24ª edição da maior premiação do audiovisual do país está confirmada para 30 de julho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

O Prêmio Grande Otelo será realizado no Rio de Janeiro e está confirmado para 30 de julho (quarta-feira), na Cidade das Artes. A 24ª edição da mais importante premiação do audiovisual nacional terá como tema o destaque do cinema brasileiro no exterior. Para celebrar a brilhante trajetória internacional do filme “Ainda Estou Aqui”, a Academia Brasileira de Cinema homenageia Walter Salles e Fernanda Torres, diretor e protagonista do filme, que com isso não concorrerá às indicações do Prêmio Grande Otelo.

A Academia Brasileira de Cinema divulgou também a lista com as obras inscritas, que disputam vagas entre os finalistas para disputar o Troféu Grande Otelo em 30 categorias. Foram 345 inscrições entre longas-metragens, curtas e séries, número recorde nesses 24 anos. Todos os títulos registrados podem ser conferidos no site da Academia Brasileira de Cinema. 

Votado por profissionais das mais diversas áreas do setor, o Prêmio Grande Otelo vem passando por atualizações desde que foi criado, sempre acompanhando as mudanças do mercado audiovisual. Desde a última edição, a cerimônia conta com 30 prêmios no total, sendo 29 produções escolhidas pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema, e o disputado Grande Otelo de Melhor Filme pelo Júri Popular, escolhido pelo público por meio de votação aberta realizada no site da Academia. O Prêmio Grande Otelo conta com o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e tem apuração e acompanhamento da PwC Brasil.

Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil e disputar uma vaga no Oscar, “Ainda Estou Aqui” terá um grande destaque na noite de premiação. O filme, que se inscreveu no Grande Otelo, teve um importante reconhecimento no Brasil e internacionalmente e receberá a homenagem da cerimônia. Foram 21 semanas em cartaz nos cinemas brasileiros e o enorme número de 5,8 milhões de espectadores. Além do Oscar de Melhor Filme Internacional, a obra conquistou o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz de Drama, para Fernanda Torres; foi vencedora do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza; e escolhida como Melhor Filme Ibero-americano no Premios Goya, entre outras conquistas. 

“Que ano esse para o cinema brasileiro! Das participações e prêmios nos mais importantes festivais como Cannes, Veneza e Berlim, ao Oscar, nosso cinema viajou pelo mundo. E, mais importante que tudo, está reconquistando o nosso próprio público. A 24ª edição do Prêmio Grande Otelo será o lugar onde celebraremos esses filmes e séries incríveis que fizemos durante o ano. Celebrados por nós mesmos. E, em ano tão importante, como não homenagearmos a história dos nossos filmes pelo planeta? Impossível. Esse ano recordaremos nossa história até aqui. Por decisão unânime da diretoria da Academia Brasileira de Cinema, “Ainda Estou Aqui”, apesar de inscrito no Prêmio, participará a título hors concours, e receberá, através de Walter Salles e Fernanda Torres, o Prêmio Especial Grande Otelo 2025. Mais que merecido“, diz a presidente da Academia Brasileira de Cinema, Renata Almeida Magalhães.

O prefeito Eduardo Paes celebra a iniciativa da Academia Brasileira de Cinema: “É um orgulho e um privilégio para o Rio sediar mais uma edição do Prêmio Grande Otelo, um evento importante, que há 24 anos valoriza a indústria cinematográfica brasileira. São filmes de diversos gêneros, que mostram a diversidade cultural do nosso país. Este ano, será ainda mais especial, homenageando “Ainda Estou Aqui”, que trouxe o primeiro Oscar para o Brasil e deu à Fernanda Torres o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama. Uma obra que preserva nossa memória, nossa democracia e reverência a todos que fazem cultura no Brasil.”

A Academia Brasileira de Cinema vem expandindo cada vez mais suas parcerias internacionais e, além de ser responsável pela indicação da produção que representa o país na pré-seleção do Oscar de Melhor Filme Internacional, hoje também indica os filmes brasileiros a importantes premiações internacionais, como Goya (Espanha), Ariel (México), Macondo (Colombia), além das indicações em parceria com o SICAV dos concorrentes brasileiros às diversas categorias dos Prêmios Platino.

Sobre a Academia Brasileira de Cinema 

Com sede no Rio de Janeiro e representatividade nacional, a Academia Brasileira de Cinema é uma entidade independente criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, agora Prêmio Grande Otelo, e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual em todo o Brasil. A Academia Brasileira de Cinema foi reconhecida em 2020 pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences como única entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder.

Profissionais do setor, das mais diversas áreas, podem se associar à Academia, adquirindo assim não apenas o direito de votar no Prêmio Grande Otelo, mas de participar das assembleias e eventos que acontecem ao longo do ano, como a eleição para a comissão que escolhe o filme brasileiro indicado para representar o país no Oscar. A Academia Brasileira de Cinema é presidida por Renata Almeida Magalhães e a diretoria é composta por Paulo Mendonça (vice-presidente), Bárbara Paz, Ariadne Mazzetti, Allan Deberton e Jeferson De.

Sobre o Prêmio Grande Otelo

O Prêmio Grande Otelo é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.

O processo de definição dos vencedores do Prêmio Grande Otelo é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC Brasil.

Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passam para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC Brasil.